Skip to main content

Escolhendo sua cultura

A Cultura define qual a região inicial que o seu personagem foi criado, ou que passou um tempo considerável de sua vida antes de se tornar um Aventureiro das Terras Místicas. No jogo, possuir uma Cultura diferente significa ter valores distintos e únicos, características sociais e narrativas que vão dar a profundidade que você precisa para criar um personagem bem elaborado.

Mas o que a Cultura muda no jogo? Bom, as Culturas influenciam em vários aspectos do seu personagem, vamos falar sobre 4 aspectos importantes aqui:

  • Traços Regionais
  • Vestimentas
  • Crenças
  • Bônus & Proficiências

Abaixo, oferecemos diversas opções de cultura que podem servir de sugestão para seu personagem.
Escolha a que mais se identifica com seu personagem!

info

Para todos os efeitos, qualquer Cultura adicional que for lançada para um Suplementos de jogo do Fábulas & Goblins também poderá ser usada na criação do seu personagem, mesmo que você não possua o suplemento. (a menos que o seu Narrador diga o contrário!)

As Culturas são definições atreladas a Povos e Regiões, e por isso, novas Culturas serão reveladas conforme o Lore do Fábulas se expande, permitindo ao seu personagem aumentar ainda mais seu leque inicial de escolhas.

1. Traços Sociais

Assim como os aspectos religiosos, cada Região tende a fornecer um conjunto de traços sociais compartilhados que são geralmente absorvidos por grande parte de seus indivíduos. Galanorianos, por exemplo, enaltecem caça e a auto-suficiência através da colheita, enquanto os Rada'munts, devido a hostilidade da região, priorizam treinamentos de sobrevivência e resiliência.

Isso não significa que o seu personagem precisa compartilhar esses traços, mas é impossível fingir que eles não estiveram presentes e irrigados na sua cultura durante a sua criação. Então, na hora de escolher sua Cultura, pense sempre nos aspectos que sejam mais compatíveis com o seu personagem, e na forma como você deseja interpretá-los!

2. Vestimentas

Um bom livro não pode ser julgado por sua capa, mas seu personagem certamente será julgado por toda sua trajetória nas Terras Místicas. Quando você escolhe uma Cultura, você assume que seu personagem está intrinsicamente interligado aos valores dela. Ao escolher sua cultura, você herda traços culturais da sua região em sua vestimenta inicial, ditando traços específicos de sua origem e povo, que poderão ser percebidos de forma divesa por indivíduos de culturas opostas. Em cada cultura, descrevemos alguns traços visuais marcantes de cada cultura, e você pode incorporá-los em seu personagem como quiser.

3. Crenças

Cada região no mundo das Terras Místicas possui traços próprios, Divindades locais e crenças que podem não fazer sentido em outras partes do mundo. Sua cultura também vai descrever quais são as Divindades normalmente veneradas na sua região, e ditar também a qual Panteão que ela pertencem. Isso porque neste mundo, as Divindades são categorizadas em diversos Panteões diferentes, algo similar as diferenças culturais entre o Ocidente e do Oriente. As crenças vão ditar costumes específicos, que podem soar estranho para outros povos em outras regiões.

4. Bônus e Proficiências

As escolhas da cultura também conferem Bônus interessantes aos Personagens. Esses Bônus geralmente englobam atributos e características da ficha, como Pontos de Vida, Iniciativa e Movimento.

Os Bônus representam a prioridade da sua cultura em enaltecer certos aspectos da sociedade, como o treinamento Físico, mental, ou até mesmo a necessidade da Sobrevivência.

Recado direto para os Combeiros de Plantão!

É importante dizer também que a escolha da Cultura deve ser compatível com a Origem e História do seu personagem, caso contrário, sua escolha não será aceita pelo Narrador!

Vamos começar?

Nas páginas seguintes, vamos descrever cada uma das culturas individualmente.
Ah, e se você quiser uma versão mais resumida das culturas, tem uma tabela bem simples na Seção de Criação da Ficha: Definindo sua Cultura

Mas, se quiser uma versão detalhada das Culturas, é só seguir pra próxima página!